Legislação aprovada visa conscientização sobre cinomose canina

A Câmara Municipal de Mogi Guaçu aprovou uma significativa legislação, marcando um avanço na conscientização sobre a cinomose canina no município. A Lei, proposta pelo vereador Fernando José Sibila Marcondes, o Dr. Fernandinho Marcondes, estabelece uma campanha anual para prevenir essa doença que afeta os cães.

A proposta do vereador abrange várias medidas cruciais para disseminar informações essenciais sobre a cinomose canina. Isso inclui a divulgação das formas de transmissão da doença, destacando o contato com fluidos de animais contaminados, especialmente prejudicial para filhotes sem a vacinação completa.

A campanha visa também informar sobre os sintomas mais comuns da cinomose, como perda de apetite, febre, diarreia, vômito, corrimento ocular e paralisias, enquanto destaca a importância de buscar tratamento veterinário adequado. A ênfase está na promoção de medidas preventivas, como a vacinação polivalente e a orientação para evitar o contato de filhotes não vacinados com outros cães.

O vereador expressou sua satisfação com a aprovação da lei, ressaltando a necessidade de informação adequada para garantir o cuidado correto com os animais de estimação.

A cinomose canina é uma doença séria e altamente contagiosa causada por um vírus. Afeta principalmente cães jovens que não concluíram a vacinação ou não recebem o reforço anual da vacina múltipla. Os sintomas variam desde problemas digestivos até complicações respiratórias e neurológicas, tornando crucial a prevenção e o tratamento precoce.